Quem sou eu?
Oie! Eu sou a Beatriz, mas todos me chamam de Bia 😁
Tenho 30 anos e fechei o diagnóstico da Doença Celíaca em 11 de março de 2021 - mas o processo de desconfiança começou no final de 2020, quando uma reumatologista notou meu PCR aumentado e resolveu investigar exames antigos e achou um dos exames sorológicos feitos para o diagnóstico da DC feito em março/2017, que estava bastante alterado e foi solicitado por um médico que eu não voltei e o exame acabou se perdendo. Com isso ela me orientou a procurar um gastroenterologista para investigar possíveis doenças autoimunes do trato intestinal. E a partir daí, fiz os exames, incluindo a biópsia de duodeno (exame ouro para o diagnóstico da DC) e todos deram positivos.
A vida inteira eu passei mal e tive diarréias loucas e fulminantes com comidas que já havia comido e nunca descobri o porquê. Minha mãe sempre brincou comigo dizendo que desde pequena eu queria conhecer os banheiros de todos os lugares que nós íamos, como se fosse uma forma de chamar atenção - só que nunca foi pra chamar atenção, eu tinha alguma coisa que ninguém desconfiava e/ou sabia o que poderia ser. Muitos anos se passaram e acabei descobrindo que tenho a doença celíaca. Então foi um diagnóstico difícil, mas também foi bom, porque finalmente pude entender o motivo de tantos anos passando mal em momentos diversos e que nunca fizeram sentido.
Agora são pouco mais de 2 anos de diagnóstico e uma biópsia de duodeno com Marsh 0 🥳👏🏻 E nesse tempo tenho lido bastante para me informar mais sobre a doença, ensinar aos meus familiares e amigos sobre todo os cuidados que preciso e aprender a lidar e me cuidar da melhor forma possível para ter uma vida saudável e feliz - e mais importante, sem glúten.
Então criei esse blog para compartilhar conhecimento e trocar experiências com outros Celíacos 🤍